sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Download de imagens do sensor MODIS

O sensor MODIS (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer) é o principal instrumento a bordo do satélite Terra (EOS AM-1), interante do Sistema de Observação da Terra (programa EOS da NASA). O MODIS realiza observações de toda a superfície terrestre a cada 1 ou 2 dias, e adquire dados em 36 bandas espectrais que se situam entre 0.4 e 14.4 mm e se distribuem em diferentes grupos de resolução espacial. Estes dados contribuem para melhorar nossa compreensão da dinâmica global e os processos que ocorrem na terra, nos oceanos e na atmosfera mais baixa.
O satélite se encontra atualmente em uma órbita circular, quase polar, hélio-sincrônica, a 705 km de altura.

Principais aplicações:
• Radiações e reflexões espectrais da superfície da Terra;
• Temperatura e emissividade da superfície terrestre;
• Mapas digitais de elevação a partir de imagens estereoscópicas;
• Mapas da vegetação e da composição da superfície;
• Observação de desastres naturais, como focos de incêncios;
• Monitoramento das mudanças no balanço de energia na Terra;
• Mudanças nas superfícies marítima e terrestre e interações com a atmosfera através de trocas de energia, carbono e água;
• Estudos sobre nuvens, vapor d'água, pequenas partículas na atmosfera chamadas "aerossóis".

Para saber mais sobre o sensor MODIS acesse o link Características do Sensor MODIS.

Características Espaciais:
1. O tamanho do pixel em terra varia de 250 a 1000m.
2. A largura da área observada é de 2.330 km e a quantidade de pixels na imagem varia para as distintas bandas, de acordo com o tamanho do pixel.
3. O comprimento da área observada depende dos instantes de inicio e fim do imageamento. Em particular, como se trata de aquisições em tempo real, o número de linhas é dado pelo tempo em que o satélite mantém o segmento do terreno visível. Como conseqüência da variação do tamanho do pixel com a banda, o número de linhas varia para as distintas bandas, mas em geral a linha de imageamento é de aproximadamente 5.000 km de comprimento.

Características Temporais:
Revisita de 2 dias para latitudes entre 30°N e 30/S, e 1 dia para latitudes superiores a 30°.

Características Espectrais:
A câmara MODIS conta com 36 bandas espectrais, que se situam entre 0.4 e 14.4 nm.

Características Radiométricas:
A radiância máxima está quantificada com classe dinâmica de 12 bits, o que implica em 4.096 níveis ou contas digitais.
Link para: MODIS Webiste.

Download de imagens MODIS:
Os produtos do sensor MODIS podem ser baixados gratuitamente do servidor Warehouse Inventory Search Tool (WIST ECHO), da NASA. O WIST ECHO é um sistema de busca e aquisição de produtos de sensoriamento remoto gerados pela NASA e por suas filiações.
Link para: WIST ECHO.

Pré-processamento de imagens MODIS:
O pré-processamento das imagens do sensor MODIS, como conversão do formato de distribuição HDF para formatos GEOTIFF e outros, usualmente por programas GIS, transformação do sistema de projeção e recorte da área de estudo, deve ser realizada pelo programa MRT MODIS Reprojection Tool.
Link para: MRT MODIS Reprojection Tool.

Tutorial de download e pré-processamento:
Abaixo segue um pequeno tutorial para baixar imagens do servidor WIST ECHO e instalar o programa MRT MODIS Reprojection Tool (Versão 4).
Link para: baixar tutorial.

9 comentários:

  1. Fernanda - Itajuba, MG14 de setembro de 2010 19:53

    Oi Anderson. Tenho lido e gostado muito de seus posts referentes ao sensor MODIS, principalmente relacionados ao download de imagens e do processamento em lote dessas imagens. Parabens! Porem estou com algumas duvidas em relação ao download de imagens:
    1) Alguns links que estao indicados nos slides acima nao estao funcionando.
    2) Como faço para realizar o mosaico de imagens MODIS, pois para grandes areas geralmente preciso baixar mais de um tile?
    3) Quais outros sites e imagens de sensoriamento remoto que posso baixar gratuitamente?
    Parabens pelo blog. Espero que possas me ajudar.

    ResponderExcluir
  2. @Fernanda - Itajuba, MG 1) Quantos aos links dos slides acima, provavelmente alguns servidores mudaram com o passar do tempo (esse slides foi feito em Nov/2008. Os mesmos ja haviam sido atualizados mas vou conferir novamente pra ver se todos os links estao OK.
    2) Para realizar o mosaico de imagens MODIS voce vai baixar todos os tiles que cobrem a sua area de estudo. Posteriormente voce vai abrir todos esses tiles ao mesmo tempo (para uma unica data). Ao abrir os tiles ao mesmo tempo, o MRT vai reconhecer a continuidade destes. Logo, basta selecionar os seus produtos de interesse e delimitar toda sua area de interesse atraves das coordenadas geograficas. A partir dai, o procedimento torna-se o mesmo que para um tile apenas.
    3) Em relação a sites para baixar imagens de sensoriamento remoto, os locais mais indicados sao os sites da NASA e do INPE. Voce pode obter desde imagens de alta resolução espacial (como sensor HRC do CBERS) ate imagens de alta resolucao temporal (como imagens MODIS), alem de series historicas LANDSAT e modelos numericos do terreno SRTM e Aster GDEM. Vou tentar resumir em um post os principais links para download de imagens de SR. Fique atenta no conteudo do blog. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Mandou bem com o tutorial para baixar imagens MODIS e instalar o MRT. Para instalar o MRT MODIS nas versões anteriores era um problema, tudo via linha de comando. Hoje está bem mais fácil, mas mesmo assim ficou legal esse manual de instalação do MRT. É só sair usando. Valeu

    ResponderExcluir
  4. Mandou bem!. Embora "antigo" teu post, é tema bem atual, sobre tudo para mim que estou começando a mergulhar no processamento de imagens MODIS. Se você puder, gostaria mesmo que ativasse de novo o link para baixar o tutorial de download e pré-processamento... ficaria muito grato!

    ResponderExcluir
  5. @Jaime Badel Obrigado, os links estao funcionando perfeitamente. Abs

    ResponderExcluir
  6. Prof. Anderson
    Estou com certa dificuldade para baixar imagens MODIS, solicicitei permissão para baixar o tutorial que esta disponobilizado em seu blog. Sempre utilizei imagens CBERS e LANDSAT sempre usando o catálogo de imagens do INPE mais com as imagens MODIS o catálago não parece funcional ou é mais difícil. Agradeço pelo conteúdo já disponibilizado.

    ResponderExcluir
  7. Como faço pra baixar os dados do sensor modis relacionado com a temperatura de superficie de um localidade?

    ResponderExcluir
  8. @Tiagotorres Acesse o ultimo link dessa postagem e voce encontrara um arquivo passo-a-passo com todas as instrucoes de como baixar as imagens MODIS. A unica diferenca do tutorial sera o produto a ser selecionado, no seu caso selecione LST diario ou 8 dias de acordo com seu interesse.
    Abs, Anderson

    ResponderExcluir
  9. Fala Anderson,

    Consegui instalar o MRTools aqui, mas o arquivo ModisTool.bat não conseguia chamar o script em java, mesmo com o caminho certo.
    Fiz uma alteração pequena para funcionar. Caso algum dia venha a ter esse mesmo problema, a correção abaixo pode ser útil.

    O arquivo de lote original tem a linha que não funcionou no meu computador:
    "c:\Program Files (x86)\Java\jre6\bin\java.exe" -jar "e:\ModisTools\MRT\bin\ModisTool.jar"

    Intuitivamente eu alterei o java.exe para javaw.exe e funcionou! :D

    "c:\Program Files (x86)\Java\jre6\bin\javaw.exe" -jar "e:\ModisTools\MRT\bin\ModisTool.jar"

    Valeu as idéias.
    Abç

    Mino

    ResponderExcluir